OAM

Gabriel Arcanjo da Costa

Gabriel Arcanjo da Costa, 57 anos de idade, formado em direito em França, é o novo primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, informa hoje uma nota da presidência da República.

O Presidente da República, Manuel Pinto da Costa, “decidiu aceitar o nome proposto pelo MLSTP-PSD [Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe — Partido Social-democrata] e indigitar o Dr. Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa como primeiro-ministro e chefe do XV Governo Constitucional, de modo a que este inicie imediatamente as diligências necessárias para formar o novo elenco governativo”, indica a nota, que anuncia uma comunicação ao país hoje à noite do chefe de Estado são-tomense.

O nome foi proposto hoje pelo principal partido da oposição, MLSTP – PSD, chamado no domingo pelo Presidente são-tomense para formar Governo.

O chefe de Estado são-tomense chamou o principal partido da oposição a formar Governo depois de ter rejeitado o nome de Patrice Trovoada, presidente do partido Ação Democrática independente (ADI), demitido do cargo de primeiro-ministro por decreto presidencial, depois da aprovação no parlamento de uma moção de censura ao seu Governo.

Defensor da reforma do sistema judiciário são-tomense, Gabriel Costa exerceu até à sua nomeação para primeiro-ministro do XV Governo constitucional as funções de bastonário da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe (OASTP).

Gabriel Costa conta com o apoio das três formações politica da oposição – MLSTP/PSD, Partido da Convergência Democrática (PCD) e Movimento Democrático Força da Mudança — Partido Liberal (MDFM/PL) e tem agora a missão de formar um Governo conjunto com o qual será empossado pelo Presidente são-tomense em data ainda não divulgada.

Fonte: DN GLOBO(10/12/2012)