OAM

No âmbito da preparação da 19° Conferência da SADC Lawyers Association que terá lugar entre os dias 16 e 17 de Agosto do em curso, esteve há dias em Maputo, o Presidente da SADC Lawyers Association, James Banda.

James Banda manteve um encontro com o Venerando Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga e com o Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isaque Chande.

Nos referidos encontros, James Banda, felicitou o País por acolher a grande conferência dos advogados da SADC.

“Estamos muito entusiasmados pelo facto de S. Excia, Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi ter aceitado o convite de proceder a abertura oficial deste evento. Estamos muito ansiosos em trabalhar com ele e junto contribuirmos para o desenvolvimento da nossa região e na preservação dos Direitos Humanos”, disse James Banda.

Disse igualmente que a restauração do Tribunal da SADC e o apoio de transições pacíficas na região, constitui um dos pontos em agenda para esta conferência.

O evento trará tópicos cruciais de capacitação para advogados nas áreas Comercial, Criminal entre outras.

Será dedicado um fórum de liderança de pensamento para mulheres advogados e jovens advogados, respectivamente, com vista a discutir e liderar o debate em assuntos que os afetam.

“Convidamos e aceitamos não só advogados, mas a todos profissionais para participarem e que todos possam interagir rumo a um desenvolvimento sustentável da nossa região”, disse James Banda.

Ainda na sua estadia em Moçambique, o Presidente da SADC Lawyers Association, manteve um encontro com o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Dr Flávio Menete.

Refira-se que a A Associação de Advogados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC Lawyers Association / SADC-LA) é o corpo representativo de sociedades de advogados, associações de advogados e advogados individuais da região da SADC. A SADC-LA dedica-se ao avanço e promoção dos direitos humanos, do Estado de direito, da democracia e da boa governança na região da SADC. Nossa missão é promover e defender o estado de direito.