Quinta-feira, Outubro 19, 2017

União dos Advogados de Língua Portuguesa

A União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) é uma associação sem fins lucrativos sendo constituída pela Ordem dos Advogados de Angola, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela Ordem dos Advogados de Cabo Verde, pela Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, pela Associação dos Advogados de Macau, pela Ordem dos Advogados de Moçambique e pela Ordem dos Advogados Portugueses.

Tem a sua sede em Portugal, no Largo de São Domingos, número catorze, freguesia da Pena, concelho de Lisboa.

A Associação tem como fins:

1. Promover a formação e a cultura jurídica, em especial dos associados das Ordens e Associações dos Advogados, mediante a conjugação de esforços das Associadas;
2. Promover a defesa do Estado de Direito, das liberdades e das garantias individuais; e defender o prestígio e o livre exercício da advocacia.

Associação dos Advogados da África Austral

A Associação dos Advogados da África Austral foi constituída de 1999 na cidade de Maputo, por iniciativa da Ordem dos Advogados de Moçambique, é uma organização sem fins lucrativos que tem como membros Ordens de Advogados, Sociedades de Advogados e Advogados provenientes dos 15 países membros da região da SADC.

Esta organização surge do reconhecimento da necessidade de uma maior interacção entre os membros das Ordens e Sociedades de Advogados e respectivos membros na região uma vez que todos partilham da mesma visão e aspirações com vista à promoção do Estado de Direito e do respeito dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, especialmente no que toca aos direitos da mulher, das pessoas portadoras de deficiência física e das crianças, o desenvolvimento dos respectivos sistemas jurídicos com vista a garantir uma administração da justiça adequada e, em termos gerais, trabalhar com vista à harmonização dos respectivos sistemas jurídicos.