OAM

Mensagem do Bastonário

 

Caros(as) Colegas, Advogados(as) e Advogados(as) Estagiários(as)

Prezados colaboradores da Ordem

Termina mais um ano de intenso trabalho, o terceiro do mandato dos actuais órgãos sociais da nossa Ordem. érias

A crise económica continuou a fustigar o nosso país, mas mais grave do que isso é a situação de instabilidade militar em Cabo Delgado, uma acção de quem quer destruir a unidade e expectativas dos moçambicanos.

No domínio da defesa do Estado de Direito, da Legalidade e dos Direitos Humanos, bem como no da promoção do Acesso à Justiça a nossa Ordem teve um papel preponderante, quer pelos comunicados que emitiu, quer pelas interpelações extrajudiciais que fez em diversas ocasiões, quer mesmo pelos recursos contenciosos que interpôs. Todas estas acções emprestaram maior credibilidade à nossa Ordem.

A “desmaputização”, um dos pilares do Manifesto Eleitoral, é hoje uma realidade indiscutível e irreversível.

A jovem advocacia vem ganhando cada vez mais espaço e habilidades.

A 19.ª Conferência Anual da SADCLA, que contou com a honrosa presença de Sua Excelência o Presidente da República, foi um dos momentos mais altos do ano que finda e contribuiu para dar uma maior visibilidade do nosso país. Reitero os agradecimentos a todos os membros da Comissão Organizadora deste evento, bem como a todo o pessoal administrativo, que trabalharam incansavelmente para o sucesso do evento.

No próximo ano teremos eleição dos órgãos sociais da Ordem dos Advogados. Teremos também Eleições do Presidente da República, dos Deputados da Assembleia da República e dos Membros das Assembleias Provinciais. Cada membro da nossa agremiação deve fazer o melhor que puder, para que estes pleitos eleitorais corram com transparência.

Celebramos 25 Anos da criação da Ordem dos Advogados de Moçambique. Façamos desta efeméride um momento marcante em 2019, melhorando o funcionamento da organização, consolidando a sua intervenção na vida do país, fazendo com que a sociedade respeite cada vez mais a Ordem e os seus membros. Isso faz-se com o esforço e disciplina de cada um de nós.

Em nome do Conselho Nacional e em meu nome pessoal desejo a todos(as) um Feliz Natal/Dia da Família e um Próspero 2019.

Por uma Ordem Dinâmica, Inclusiva e Descentralizada!

O Bastonário

 

Flávio Menete

Maputo, 24 de Dezembro de 2018