OAM

A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) manifesta a sua consternação, perante a perda de um dos seus membros, o Dr. Máximo Dias, titular da Carteira Profissional nº 45, ocorrida no dia 28 de Dezembro de 2020, em Lisboa, vítima de paragem cardiorrespiratória cujo funeral terá lugar no dia 30 de Dezembro de 2020, em Portugal.

O Dr. Máximo Dias nasceu em 26 de Março de 1937, no distrito de Pinda-Morrumbala, na Província da Zambézia, e concluiu o curso de licenciatura em Direito, em 30 de Junho de 1971, pela Universidade de Lisboa.

Exerceu a advocacia, desde o período colonial e após a Independência Nacional, até 2017. Neste ano, mereceu uma singela homenagem por parte da Ordem dos Advogados de Moçambique, numa altura em que o Dr. Máximo Dias se viu obrigado a afastar-se do exercício da actividade profissional, encerrando o seu escritório, a fim de dedicar maior atenção ao seu estado de saúde, já precário.

O seu conhecimento transversal da evolução do Direito contribuiu em muito para o ordenamento jurídico moçambicano, conseguindo conciliar a perspectiva técnica com a visão humanística do Direito.

Neste momento de pesar, a Ordem dos Advogados de Moçambique lamenta, profundamente, a perda do seu associado, e apresenta à sua família os mais sentidos pêsames.

Descanse em Paz, combatente de causas justas!

Por uma Ordem Inclusiva, ao Serviço do Advogado e do Estado de Direito Democrático

 

O BASTONÁRIO

Duarte Casimiro